Breve: Louva-a-deus, um inseto mal compreendido

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Incentivo à produção de uvas em Matelândia

Interessante socializar as ações dignas que são realizadas pelas autoridades.
Este blog detectou matéria sobre o fomento à fruticultura no Município de Matelândia, como alternativa de renda à agricultura familiar. Ao prefeito Edson Primon e sua equipe, as congratulações pela iniciativa:

Matelândia busca ampliar a produção de uvas
Em Matelândia a produção de uvas é uma tradição para muitos produtores, especialmente para as famílias que residem no vale do rio Sabiá, região que contempla solos férteis e pedregosos, clima adequado para a viticultura e uma bela paisagem que nos remete às serras e vales do Rio Grande do Sul.
De olho nessa realidade, o prefeito Edson Primon vem estimulando, através de um programa da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, a implantação de novos pomares de uva e, da mesma forma, a renovação dos parreirais já consolidados.
Segundo o secretário municipal Jakson Lamin, a fruticultura, especialmente a produção de uvas, faz parte do fomento das atividades da Secretaria de Agricultura, para ampliar a renda da agricultura familiar e aproveitar, assim, as condições ambientais favoráveis à uva e à tradição dos agricultores nesta atividade, cuja experiência, além das frutas, produz um bom vinho, salienta o secretário.
No último dia 6, por meio de parceria da Secretaria Municipal de Agricultura com o Sindicato Rural, foi promovido um curso técnico conduzido por um profissional especializado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. Os assuntos abordados foram relativos à escolha de variedades e porta-enxertos adaptados à região, manejo de condução e podas, cuidados fitossanitários, adubação e implantação de novos pomares.
Participaram do curso um grupo de 15 famílias, que já se reúne há um bom tempo e que pretende ampliar em mais de 5 hectares a cultura da uva, com as variedades Niágara Rosada, Bordô, Violeta e Isabel precoce.
Interessados na produção de frutas In Natura, vinhos, geléias e sucos, os produtores vislumbram fornecer geléias e sucos para a alimentação escolar, que pode ser adquirida pela administração publica.
Outro objetivo do grupo é procurar, junto ao Prefeito Primon, construir uma vinícola no vale do rio Sabiá, região que já conta com um circuito de turismo rural.
Fonte: Jornal Nossa Folha, Medianeira, 08/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer aqui sua crítica ou comentário.