Breve: Louva-a-deus, um inseto mal compreendido

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jornal El País lamenta "novo " Código Florestal

Há!
É com tristeza que divulgamos.
O Brasil é notícia no El País, jornal de maior tiragem da Espanha, sediado em Madrid.
Intitulada "Desmatadores impunes na Amazônia" (clique para ler), a matéria do jornal com mais de 500 mil exemplares diários fala que o Brasil se prepara para "conceder uma anistia geral aos responsáveis pelos desastres ecológicos cometidos em seu vasto território", através da apresentação do relatório de Aldo Rebelo, propondo mudanças no Código Florestal Brasileiro.
A notícia aponta que os deputados ruralistas, que defendem os intereses do setor agropecuário, inclusive em detrimento ao meio ambiente, são numerosos no congresso e no senado, e provavelmente obterão êxito em seu intuito, inclusive promovendo a redução das margens preservadas dos rios.
"O conjunto não pode ser mais desolador para os setores ecologistas, que qualificam o novo código de 'retrocesso histórico'. Obviamente, no olho do furacão se situa a Amazônia", diz o periódico.
O artigo também ressalta que o mais grave é que desde o ponto de vista simbólico ou político, esta reforma beneficia a todo aquele que desmatou ilegalmente até julho de 2008, e isto servirá de estímulo para novos crimes ambientais.
Nos cálculos do Greenpeace, a anistia que se pretende dar aos delituosos contra a vegetação brasileira resultaria numa perda de arrecadação de 8 bilhões de reais. O Ministério do Meio Ambiente eleva esta cifra a 10 bilhões.
Segundo El País, "estas pessoas ganharam muito dinheiro com estes delitos e agora vão ganhar em dobro, já que vão perdoar a multa. É uma tremenda injustiça com os verdadeiros agricultores, que fazem enormes esforços para se adaptarem e cumprirem a legislação ambiental".

Agradecimento: agradeço à senadora Kátia Abreu, do DEM, por me avisar sobre a edição desta notícia no El País, ao lamentar em artigo infame a posição daquele jornal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer aqui sua crítica ou comentário.