Breve: Louva-a-deus, um inseto mal compreendido

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Barata, um inseto mal compreendido

Pertencente à ordem Blattodea, as baratas são um grupo de insetos em grande parte onívora, com metamorfose incompleta, que juntamente com os louva-a-deus (ordem Mantodea) formam a super-ordem Dictyoptera.
Periplaneta americana
Acredita-se que as baratas separaram-se do ancestral comum que partilhavam com o  louva-a-deus durante o Cretáceo Inferior, a cerca de 140 milhões de anos atrás.
As espécies de baratas com ovipositores externos (tubos de postura) que existiam antes desta divisão, originaram-se antes do período Carbonífero Superior, há cerca de 315 milhões de anos atrás. Por um outro lado, estudos recentes têm mostrado que os cupins são uma linhagem de baratas (Termitoidae epifamily) e não uma ordem separada de insetos como se pensava anteriormente. Cupins são mais estreitamente relacionadas com as baratas do gênero Cryptocercus devido a sua alimentação à base de celulose, com a qual compartilham vários caracteres estruturais e comportamentais.
Elliptorhina javanica
Cerca de 4.500 espécies de baratas foram nomeadas até hoje e provavelmente há pelo menos o dobro deste número ainda a ser descoberto no mundo. Embora a maioria das espécies seja encontrada nos trópicos, algumas ocorrem em regiões temperadas. Existem cerca de 130 baratas nativas da Europa e novas espécies ainda estão sendo descobertas nesta região.
Pela falta de instrução da maior parte da população, a maioria das pessoas parece considerar que todas as baratas sejam vermes ofensivos e destrutivos. No entanto, esta reputação é merecida apenas a 30 espécies (menos de 1% do total de espécies).
Byrsotria 0fumigata
A maioria das espécies de baratas não possuem asas ou têm asas reduzidas  (por exemplo, a cubana Byrsotria fumigata) e no caso de algumas, tanto machos como fêmeas são plenamente alados com asas muito reduzidas. Algumas baratas da Ásia e da Australásia, da espécie Panesthia, vivem em tocas na madeira em decomposição e têm asas bem desenvolvida quando se tornam adultas.
Muitas baratas possuem dimorfismo sexual, por exemplo, baratas machos de Madagascar, têm bem desenvolvidos "chifres" em sua pronota (a placa que cobre a cabeça), que eles usam para lutar contra machos rivais - o maior indivíduo geralmente emerge como o vencedor.
Fonte: http://domescobar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer aqui sua crítica ou comentário.